sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fim do 1º Semestre !

Nesse semestre; o tema proposto pelo Alan era: Identidade,
em cima disso o grupo discutiu e escolheu uma música que representava o tema, escolheram: Povo da Periferia, de Ndee Naldinho depois o grupo saiu as ruas do bairro e fizeram as fotos que compõe a exposição "POVO DA PERIFERIA".

A musica trata da desigualdade social que se resume, em muitos com pouco e poucos com muito; ela acontece quando a distribuição é feita de maneira inadequada, portanto, injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a divisão salarial.

O capitalismo é um dos principais causadores da desigualdade no mundo.

No Brasil a desigualdade é uma das maiores do mundo, todo dia vemos ou ouvimos falar em: violência, moradores de rua, preconceito,drogas, prostituição infantil, entre outros. É um pouco disso que a música trata, só Deus por nós.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

1º Semestre está quase no Fim !


          Nosso semestre está acabando. Foi muito produtivo. Trabalhamos muito, as crianças mostraram bastante interesse - pelo menos a maioria delas-.
Trabalhamos em cima dos Direitos Humanos e Cidadania. Mostramos para as crianças o que é os Direitos Humanos (conceito, direito de todos os seres humanos. Direito humano tem uma ideia central de liberdade de expressão e de pensamento, e igualdade de todos perante a lei.) 


E o que é a Cidadania (um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir.)

Na questão fotografia trabalhamos bastante composição de luzes, profundidade de campo, obturador e diafragma.

Passeamos, tiramos bastantes fotos: do bairro, do espaço, das pessoas. Vimos o avanço nas fotografias tiradas pelas crianças e por nós monitoras, que trabalhamos com muita dedicação ao longo do semestre. O oficineiro Alan também não mediu esforços para fazer um bom trabalho.
Esperamos poder continuar com nosso trabalho no semestre que vem!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Abril Cultura Viva    


A segunda edição do Abril Cultura Viva celebra o processo de ampliação da Rede de Pontos de Cultura da Cidade, com apresentações e oficinas gratuitas em todos os equipamentos públicos da Secretária de Cultura da Prefeitura de Diadema.
    Contações de histórias, rodas de choro, sessões de cinema, ensaios abertos e música de canto, exposições, mostra e variada programação aberta do público de todas as idades, que poderá ser aparecida ao longo do mês.
    A essa grande agenda cultural e soma-se o 1° Seminário do Pontão Setecidades, que discutirá os caminhos da autonomia e sustentabilidade dos Pontos de Cultura no Brasil e o debate com Célio Turino, um dos criadores do Cultura Viva, programa que marcou uma mudança de paradigma na elaboração de políticas públicas para a cultura no país, fazendo um balanço e identificando as perspectivas desse processo capilar de empoderamento das ações culturais pela sociedade civil.
      































Nós participamos de toda essa festa, cobrindo o evento e curtindo muito!



quinta-feira, 3 de março de 2011

Passeio ao MIS - Museu da Imagem e do Som












O MIS, instituição do Governo do Estado de São Paulo, apresenta a Mostra do Prêmio Internacional Sony de Fotografia / Sony World Photography Awards Exhibition. Pela primeira vez em São Paulo, a exposição é composta por imagens vencedoras do Prêmio Internacional Sony de Fotografia 2010.

A exposição  combina fotografias impressas e mídias digitais e também conta com uma seleção de vencedores brasileiros dos Prêmios Internacionais Sony de Fotografia de 2008, 2009 e 2010.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011


A câmera escura
A fotografia nasce em síntese de duas experiências antigas. A primeira é a descoberta de que algumas substâncias são sensíveis à luz. A segunda foi a descoberta da câmera escura. A câmera escura da qual deriva a câmera fotográfica foi "descoberta" muito tempo antes de se encontrar o procedimento correto para fixar com meios quimicos uma imagem em papel. 


Aristóteles (filósofo) que viveu em Atenas entre 384 e 322 a. C, afirmava que se fosse feito um pequeno orifício sobre a parede de uma habitação escura, um feixe luminoso desenharia sobre a parede oposta a imagem invertida. A câmera escura, foi uma invenção no campo da ótica e um dos passos mais importante que conduziram à fotografia; ainda hoje os dispositivos de fotografia são conhecidos como "câmeras". 

Algumas câmeras escuras foram construidas como atrações turísticas, embora poucas existam ainda hoje. Exemplos podem ser encontrados em Grahamstown na África do Sul, Bristol na Inglaterra, Kirriemuir, Dumfries e Edinburgh, Escócia, e Santa Monica e São Francisco, Califórnia. Existe uma grande e bem montada câmera escura no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Uma versão pequena de mão usando papel fotográfico para registrar a imagem é conhecida como camêra pinhole.

Primeiro desenho da câmera escura

  Veja algumas fotos da construção de "nossa" caixa escura.



                                          









Texto criado pelas monitoras Gisele e Andrieli